Pilotos de avião que caiu eram experientes e sistema antigelo estava normal na decolagem, diz CEO da Voepass
09/08/2024
Executivo afirmou que aeronave passou por manutenção na noite passada e estava com todos os sistemas funcionando. Sistema antigelo estava normal na decolagem, diz CEO da Voepass
O CEO da Voepass Linhas Aéreas, Eduardo Busch, disse que os pilotos do avião que caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9) eram experientes e que os sistemas operacionais da aeronave estavam todos em funcionamento no momento da decolagem em Cascavel (PR)
Durante coletiva de imprensa nesta noite, executivos da companhia não descartaram a hipótese do acúmulo do gelo nas asas, mas garantiram que a aeronave decolou com o sistema funcionando. "O que nós podemos afirmar é que no momento da decolagem o sistema anti-ice (antigelo) estava totalmente funcional", disse Busch.
"O avião decolou com todos os sistemas operacionais. A gente não sabe se pode ter tido uma pane em voo ou alguma outra intercorrência. Então, somente a investigação vai poder dizer ", afirmou o CEO.
O diretor de operações da Voepass, Marcel Moura, afirmou que a aeronave que caiu passou por manutenção em Ribeirão Preto (SP) na noite de quinta-feira (8) e que nenhum problema foi encontrado. Ainda assim, explicou que é um modelo mais "sensível" à ocorrência de gelo.
"O ATR (modelo do avião) tem características de voo, tem uma sensibilidade um pouco maior à situação de gelo. Então, a hipótese [de congelamento] não é descartada, como também nenhuma hipótese é descartada neste momento. O Cenipa já está em ação", disse Moura.
Segundo o CEO da empresa, as prioridades da companhia aérea neste momento é dar assistência às famílias das vítimas e colaborar com as investigações.
Imagem do Globocop mostra local da queda de avião em Vinhedo (SP)
TV Globo
Tripulação experiente
Na coletiva, o CEO destacou que os quatro tripulantes que estavam na aeronave eram "experientes, competentes e totalmente aptos para realizar o trabalho". Ele detalhou a trajetória de cada um:
Sobre o comandante Danilo Santos Romano, disse que ele tinha um total de 5.202 horas de voo, era competente e tinha experiência inclusive em outras companhias aéreas.
Sobre o co-piloto Humberto Campos de Alencar, afirmou que ele tinha 5.100 horas de voo e estava na companhia há quase cinco anos.
Sobre as comissária Rúbia de Lima, disse que ela estava na Voepass desde 2010, com "história de crescimento e realização profissional do sonho de ser comissária de bordo".
Sobre a comissária Débora Ávila, chamou de "exemplo de dedicação e comprometimento".
Caixa preta encontrada
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou no início da noite desta sexta-feira (9) que oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já estão de posse das duas caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP) matando 61 pessoas.
FAB anuncia que encontrou caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo
Militares do Seripa 4, órgão regional do Cenipa em São Paulo, chegaram em Vinhedo no final da tarde e, além de recuperar as caixas pretas, vão iniciar os trabalhos de investigação do acidente.
Segundo a FAB, o modelo ATR-72 possui duas caixas-pretas: uma que era responsável por gravar o áudio da cabine dos pilotos e uma segunda gravava dados da aeronave. Elas serão levadas para Brasília.
Oficiais disseram, durante coletiva em Brasília, que os gravadores são fundamentais para a investigação do acidente.
Viatura do Seripa 4 chega ao local do acidente em Vinhedo
Fábio Tito/g1
Tribulação não reportou emergência
A (FAB) informou no final da tarde desta sexta-feira (9) que a tripulação do avião ATR 72, que caiu em Vinhedo (SP) matando 61 pessoas, não reportou emergência e nem condições meteorológicas adversas ao controle do tráfego aéreo.
Prefeitura de Vinhedo diz que não há sobreviventes na queda de avião
Segundo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado à FAB, o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo.
"Não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. A perda do contato radar ocorreu às 13h22", disse o Decea.
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.
Veja lista de quem estava no avião que caiu em Vinhedo
A Anac informou que a aeronave se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos, além dos tripulantes com documentação em dia.
"O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente e todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas", disse a Anac.
Como era o avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
O acidente
O avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não houve sobreviventes.
É o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
AO VIVO: acompanhe a cobertura do acidente
De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, as vítimas estavam em um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Veja nota completa da companhia ao final da reportagem.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. "A perda do contato radar ocorreu às 13h22".
Ainda não se sabe a causa da queda da aeronave. A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições.
Acompanhe mais notícias sobre a tragédia no canal do g1 Campinas
Veja local da queda de avião em Vinhedo, interior de SP
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. O governo de São Paulo diz que está enviando reforços ao local e montou um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais.
"A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos", informou o governo de SP.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar "a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes".
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um 'gabinete de crise' foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.
Avião cai no bairro Capela, em Vinhedo (SP)
Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a "Ação Inicial da ocorrência".
Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), "está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes".
Foto mostra local da queda em Vinhedo
Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
Avião que caiu em Vinhedo (SP) saiu de Cascavel (PR) e ia para Guarulhos
Não há sobreviventes na queda de avião com 62 pessoas em Vinhedo, diz prefeitura
ATR-72 é uma aeronave usada em rotas regionais; ficha técnica
Aeroporto de Cascavel faz operação de emergência para tentar contato com famílias de possíveis vítimas
Avião cai no interior de SP: estol é uma das possibilidades para queda, apontam especialistas; entenda
Lula pede um minuto de silêncio ao lamentar queda de avião em Vinhedo, no interior de SP
'Falei pra me colocar no avião', diz passageiro que perdeu voo de aeronave que caiu em Vinhedo
Trajetória de avião que caiu em Vinhedo
Arte g1
A Polícia Militar informou à EPTV que recebeu o chamado às 13h28 na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.
O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.
Imagem mostra local da queda de avião em Vinhedo
Arquivo pessoal
Acidente de avião em Vinhedo
Breno Loschi/Arquivo pessoal